top of page
Buscar

Minério de ferro tem perda trimestral por Covid e setor imobiliário em dificuldade na China


Os contratos de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura marcaram suas segundas perdas trimestrais, apesar de alguns ganhos nesta sexta-feira, com os mercados ainda dominados por preocupações com uma política rigorosa de zero Covid e o nervosismo do setor imobiliário na China, maior produtora mundial de aço.


No entanto, as esperanças de manutenção de políticas de apoio à economia chinesa em dificuldades e o aumento da demanda por aço relacionada à construção deram alguma sustentação ao ingrediente siderúrgico.


O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange da China fechou em alta de 0,1%, a 721,50 iuanes (101,66 dólares) a tonelada, abaixo da máxima do dia de 730,50 iuanes.


Na Bolsa de Cingapura, minério de ferro de referência de outubro subiu 0,6%, a 96 dólares a tonelada, abaixo da alta da sessão de 97,55 dólares.


No mercado spot, o minério de ferro de referência com teor de 62% com destino à China caiu 3 dólares nesta sexta-feira, a 97 dólares a tonelada, após ter ficado relativamente estável esta semana em nível próximo a 100 dólares a tonelada, uma queda de 18% em relação ao trimestre anterior.


O reabastecimento da demanda antes dos feriados da Semana Dourada da China a partir de 1º de outubro sustentou os preços do minério de ferro, juntamente com o aumento do consumo do material pelas siderúrgicas, disseram analistas.


A taxa de utilização da capacidade de alto-fornos na China aumentou de forma constante nas últimas oito semanas, atingindo 89,08% em 23 de setembro, a maior desde junho, mostraram dados da consultoria Mysteel.


"A reposição dos armazéns antes do festival ainda está em andamento", disseram analistas da Zhongzhou Futures em nota.


Mas a demanda geral de minério de ferro da China pode permanecer moderada nos próximos meses, especialmente se Pequim manter sua política de zero Covid, disseram analistas.

2 visualizações0 comentário
bottom of page